Recurso disponible en:

Detalles


Título
Educar na caminhada
Tipo de contenido
Fascículo / Folleto
Lenguaje
Portugués
Descripción

O texto propõe que todas as obras da Companhia de Jesus na América Latina contribuem para a educação em um sentido amplo e profundo, não apenas em instituições formais como escolas e universidades, mas também em espaços comunitários, paróquias, meios de comunicação e atividades com diferentes setores sociais, como indígenas, migrantes e grupos vulneráveis. A educação aparece como um processo que se desenvolve ao longo de toda a vida, em todos os âmbitos em que as pessoas interagem e se relacionam.

Enfatiza-se que a educação da Companhia de Jesus, a partir de sua identidade e missão, é um processo de vida integral, centrado na pessoa e na comunidade, orientado pela espiritualidade inaciana e pelos valores de justiça social, sustentabilidade, interculturalidade e construção da paz; que a educação deve promover um humanismo cristão que coloque a pessoa e sua dignidade no centro, fomentando o discernimento e a cura personalis (acompanhamento integral), propiciando aprendizagens que transformem consciências e comportamentos individuais e coletivos, e que desenvolvam criticidade, indignação ética e compromisso cidadão para a ação transformadora concreta.

Anexamos ao texto o guia e as perguntas para a reflexão sobre como se vivem os desafios propostos em cada contexto particular, as ações educativas existentes e as possibilidades de melhorar a resposta a esses desafios a partir de diferentes setores: educação básica, superior, popular, social, espiritual, pastoral juvenil e formação de jesuítas, promovendo, assim, o diálogo para colaborar entre obras e setores, compartilhar experiências, identificar boas práticas e articular estratégias para fortalecer a educação transformadora e a incidência social.

Autor
Documentos Institucionales
Niveles Educativos
Editor / Publicador
Conferencia de Provinciales en América Latina y El Caribe –CPAL
Fecha de publicación
2026