Educação Jesuíta e Pedagogia Inaciana: documentos educativos oficiais da Companhia de Jesus. Luiz Fernando Klein S.J. (Org)

Identidad y Misión Espiritualidad Características de la educación y pedagogíaFormación de alumnosProcesos pedagógicosCalidad educativa
Recurso disponible en:

Detalles


Título
Educação Jesuíta e Pedagogia Inaciana: documentos educativos oficiais da Companhia de Jesus. Luiz Fernando Klein S.J. (Org)
Tipo de contenido
Libro
Lenguaje
Portugués
Descripción
A coleção de cinco textos tem início com a alocução Nossos colégios hoje e amanhã, do Superior-Geral dos Jesuítas, Pe. Pedro Arrupe, aqual desencadeou a renovação do trabalho em educação e, ao completar 35 anos de sua publicação, mantém toda a força estimuladora. Características da educação da Companhia de Jesus, o segundo texto, publicado em 1986, descreve os conceitos pedagógicos fundamentais da educação jesuíta, podendo ser considerado, com toda a propriedade, como a pedagogia dos jesuítas nos tempos modernos. O terceiro texto é o Índice analítico das características, que visa facilitar a apropriação e utilização do seu rico conteúdo. Pedagogia inaciana, uma proposta prática, publicada em 1993, descreve a didática que dará corpo às Características da educação. O texto apresenta o conhecido PPI, Paradigma Pedagógico Inaciano, que não é um método, mas um estilo integrado por cinco elementos: contextualização,experiência, reflexão, ação e avaliação, aplicável em qualquer evento educativo. Conclui a coleção o Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina, cuja promulgação, pelos Provinciais Jesuítas do continente, está completando dez anos. Trata-se da “carteira de identidade da Educação jesuíta que estimula as redes de colégios, de universidades e de educação popular a responderem ao mundo em constante mudança. Os referidos documentos configuram uma resposta pedagógica precisa para este mundo que nos toca viver. Não se restringem a instituições educativas, podendo ser aplicados, mediante adequada adaptação, a qualquer processo educativo, formal ou não formal, institucionalizado ou não.
Identificador Normalizado (IDN)
ISBN 978-85-15-04341-5
Documentos Institucionales
Niveles Educativos
Editor / Publicador
Edições Loyola,
País
Brazil
Ciudad
São Paulo
Fecha de publicación
2015