Descripción
O objetivo desta contribuição é apresentar os principais temasda pedagogia inspirada em Santo Inácio de Loyola, e em aplicação nos colégios de educação primária e secundária; em centros de educação popular, formal e informal; e em instituições de ensino superior confiados à Companhia de Jesus.
O material consultado são as orientações dos quatro últimos Superiores Gerais da Ordem dos Jesuítas quanto ao apostolado educativo. Trata-se de cartas, discursos, alocuções e conferências aos jesuítas e colaboradores das obras apostólicas, e de homilias em celebrações litúrgicas.
A pesquisa realizada abrange um período de 54 anos, que começa com o generalato do P. Pedro Arrupe, eleito 28º sucessor de Santo Inácio de Loyola pela 31ª Congregação Geral, no dia 22 de maio de 1965, e tendo governado a Companhia de Jesus durante 18 anos. Sucedeu-lhe o P. Peter-Hans Kolvenbach, eleito pela 33ª Congregação Geral no
dia 13 de setembro de 1983 que por razão de idade, renunciou em 2008, depois de 25 anos de governo. Foi eleito, em seguida, o P. Adolfo
Nicolás, pela 35ª Congregação Geral, dia 19 de janeiro de 2008, que também renunciou, por motivos de saúde e idade, em 2016. Nesse ano, dia 14 de outubro, a 36ª Congregação elegeu o P. Arturo Sosa, como Superior Geral.