Centro Virtual de Pedagogía Ignaciana

Propuestas para inspirar y dinamizar
procesos educativos transformadores

 
Biblioteca em Português
Nesta seção oferecemos uma seleção de documentos em português que iremos enriquecendo. Você pode entrar diretamente na lista de todos os documentos da biblioteca. Você também pode realizar buscas simples e avançadas,Resultado de imagen para Pedagogia Inaciana

Nesta seção oferecemos uma seleção de 70 documentos em português, que iremos enriquecendo na próxima semana. 

Você pode entrar diretamente na lista de todos os documentos da biblioteca a partir deste link.

Você também pode realizar buscas simples por palavras em português e por autor. Para buscas avançadas, escolha essa opção ao abrir o menu, selecione primeiro no menu de idiomas o português e, em seguida, refine a busca por interesse, utilizando as várias opções oferecidas.

Você pode encontrar os documentos educativos oficiais da Companhia de Jesus nesta publicação:

Educação Jesuíta e Pedagogia Inaciana. Luiz Fernando Klein S.J. (Org) Edições Loyola, 2015.

A coleção de cinco textos tem início com a alocução Nossos colégios hoje e amanhã, do Superior-Geral dos Jesuítas, Pe. Pedro Arrupe, aqual desencadeou a renovação do trabalho em educação e, ao completar 35 anos de sua publicação, mantém toda a força estimuladora. 

Características da educação da Companhia de Jesus, o segundo texto, publicado em 1986, descreve os conceitos pedagógicos fundamentais da educação jesuíta, podendo ser considerado, com toda a propriedade, como a pedagogia dos jesuítas nos tempos modernos. O terceiro texto é o Índice analítico das características, que visa facilitar a apropriação e utilização do seu rico conteúdo. 

Pedagogia inaciana, uma proposta prática, publicada em 1993, descreve a didática que dará corpo às Características da educação. O texto apresenta o conhecido PPI, Paradigma Pedagógico Inaciano, que não é um método, mas um estilo integrado por cinco elementos: contextualização,experiência, reflexão, ação e avaliação, aplicável em qualquer evento educativo. 

Conclui a coleção o Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina, cuja promulgação, pelos Provinciais Jesuítas do continente, está completando dez anos. Trata-se da “carteira de identidade da Educação jesuíta que estimula as redes de colégios, de universidades e de educação popular a responderem ao mundo em constante mudança.



02/06/2016 - Maritza Barrios